2021 - Reencontros

Um ano de reencontros

Raphael Mota
4 min readDec 28, 2021
Foto por Forest Simon noUnsplash

Ao seguir a minha tradição das retrospectivas de final de ano, desta vez decidi destacar abaixo alguns marcos de 2021 para mim e no final uma reflexão sobre reencontros:

5 músicas que ouvi

Segundo meu Spotify, as 5 músicas mais ouvidas (e as supostas razões) foram as seguintes:

Minha música mais ouvida de 2021 do mestre Emicida, foi o tom de motivação para diversos momentos no ano.

Apesar de ter ficado quase em último na rodada da competição musical da firma, foi muitas vezes a música de paz para dar uma acalmada em dias corridos.

Já há um tempo, Invicto é uma das músicas para energizar. Ótima música para correr.

Continuei ouvindo muito Oasis em 2021, inclusive vi um documentário sobre um dos maiores shows que fizeram. Foi a playlist que deixava rolar muitas vezes como som de fundo e Don´t Go Away fez parte muitas vezes.

Raiva não é solução. A música trata de esquecermos o “e se”, ter mais paciência e buscar momentos bons. Não olhar o passado com raiva, o que aconteceu já passou.

5 livros que li

Destacando aqui 5 livros que li neste ano que me marcaram por algum motivo:

  • Quarto de Despejo

O livro escrito em forma de diário por Carolina Maria de Jesus, é uma referência de como uma enorme camada da população vivia e ainda vive. Livro forte, atual e necessário.

  • O Silmarillion

Esta é uma coletânea de textos do Tolkein do universo do Senhor dos Anéis. As histórias acontecem em períodos anteriores das histórias mais novas e será o livro base da série que a Amazon vai lançar em 2022.

  • O Contestado, Causas e Consequências

Aqui eu botei na cabeça que queria saber mais sobre a guerra do contestado, disputa que ocorreu nos territórios de Paraná e Santa Catarina, no início do século passado. Minha família materna hoje reside em locais perto de onde aconteceram as principais batalhas e isso me despertou a curiosidade de saber mais.

  • Vamos comprar um Poeta

Ganhei esse livro de presente e gostei muito dele. Tem uma premissa que uma família decide comprar um poeta como uma espécie de animal de estimação, numa sociedade totalmente levada por números.

  • 1984

Também ganhei este livro de presente e para um livro lançado em 1949, ele é muito atual. Não só relacionado ao reality show de maior sucesso (Big Brother) mas a vigilância e controle que as mídias digitais e governamentais nos acompanham e controlam.

5 coisas que eu vi

E aqui séries e filmes que curti ver:

  • Universo Walking Dead

É bem…Zumbis né? O universo Walking Dead hoje está com uma série principal (Na 12°temporada), e dois spin offs (Fear the Walking Dead e World Beyond). Este foi o ano em que as 3 séries se aproximaram e agora possuem uma relação direta, seja por história e personagens. Ano que vem, ano da última temporada da série principal, promete-se encerrar bem o ciclo principal. (Ou será que não?)

  • Homem Aranha — Sem Volta para Casa

Bom filme do Miranha! É isso.

  • Eternos

Esse filme mais retrata a volta aos cinemas depois de quase 2 anos do que pela minha identificação com a história e personagens. Bom filme.

  • Insecure

Série muito boa, deveria ser mais difundida aqui no Brasil. Traz uma visão verdadeira de como um grupo de pessoas negras nos EUA vive e lida com os desafio da vida. Este ano inclusive, foi lançado a última temporada, fechando bem a história de Issa, Molly e companhia.

  • Superstore

Superstore é uma série de comédia com episódios de cerca de 20 minutos, bem leve e muito legal de assistir para distrair. Fala sobre o cotidiano de uma loja de departamentos, sobre o ponto de vista dos funcionários. Este ano foi lançada a última temporada.

Reencontros

2021 para mim foi sinônimo de reencontros. Foi a passagem de um período muito complicado para um momento que foi possível visualizar um norte. (Mas diga-se de passagem ainda complicado)

E cada reencontro foi especial da sua maneira. Com família, amigos e inclusive o reencontro comigo mesmo, por voltar a fazer coisas que gosto e me fazem ser quem sou.

Ao mesmo tempo procuro não ter uma visão romantizada de Vinte Vinte Um, porque avançamos ao mesmo tempo que caímos como sociedade. Buscamos e aceitamos a cura mas pessoas ao nosso lado não. Estivemos próximos como nunca de sentimentos de esgotamento combinados com incertezas do futuro.

Por fim chegamos lá. E pelo que parece melhor do que começamos. Agradeço a todas e todos que chegaram junto até aqui. Seja por conversas, jogos online, vídeo chamadas, pequenas e especiais visitas ou leituras neste espaço.

Este ano tivemos Fiscal de Pátio, o Flanelinha de Aviões, o desafio de escrever um texto por dia no mês de Março, aqui representados pelo dia 31, um caso de Amor nos tempos de sigilo terapêutico, Cadeira de Praia e sua função social, a saga das “entrevistas” do Breve Perfil, representados por: O Gaúcho da Temakeria, O CEO Caminhoneiro, A Floricultora das Flores Finitas, A Monarca do Bambolê e para finalizar no texto corrido: Quem é você na Fila do Pão?.

Nos vemos em 2022?

--

--

Raphael Mota

Apenas alguém que come melão com molhos estranhos e gosta de escrever. Contato em: raphaeduardomota@gmail.com