Cadeira de Praia e sua função social

Raphael Mota
2 min readJun 26, 2021

--

Photo by Abdelkader Kherbouche on Unsplash

Qual foi sua melhor compra impulsiva dos últimos meses?
A minha foi uma cadeira de praia.

Duas na verdade.

Logo de início achei uma compra boa, mesmo longe da areia e do mar, pela praticidade. Mais tarde, me interessei pelo o que ela simboliza.

E o que a cadeira de praia simboliza? Para mim ela traz paz.

Como parte de sua função social, ela partilha momentos sem se importar com luxos ou riquezas. Desde paisagens bonitas dignas de hits do Instagram a planos de fundo que não se destacam.

Continuando no assunto de cadeiras, quero ir para a famigerada cadeira de bar. Há uma idolatria pela cadeira simples de plástico que se torna confortável se acompanhada de alguns litros de álcool, petiscos e uma roda de conversa. O espaço que ela ocupa traz um sentimento costumeiro de partilha para quem a ocupa.

Já a cadeira gamer tem uma função contrária. Não é de posse compartilhada e somente pertence ao seu único dono. É um símbolo do conforto de quem possui e raramente aparece ao vivo, sendo o fundo de chamadas de vídeo, um de seus raros momentos de brilhar .

Para finalizar, o que falar do banquinho de fofoca? Sua simplicidade amadeirada em forma de 4 pés, e como seu nome já diz, transmite o ar de que algo será contado. Patrimônio do Brasil, possui inclusive a altura baixa para que as palavras ali ditas não circulem para outros espaços.

Fique por aqui por mais revisões de cadeiras e suas funções sociais.

--

--

Raphael Mota

Apenas alguém que come melão com molhos estranhos e gosta de escrever. Contato em: raphaeduardomota@gmail.com