Dia 20

Sobre origens — Parte 2

Raphael Mota
1 min readMar 20, 2021

A família do meu pai é um mais difícil de rastrear fora do estado Minas Gerais. Lá se concentra a maioria dos meus parentes e de meus antepassados.

Principalmente em cidades do sul de Minas, incrustadas na Serra da Mantiqueira.

Meu pai nasceu e foi criado em Cristina, cidade de cerca de 10 mil habitantes onde meus avós moraram a grande maior parte da vida. A cidade fundada em 1850, tinha como nome original Espírito Santo dos Cumquibus, teve seu nome alterado para Christina em homenagem a imperatriz Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Inclusive no século XIX, princesa Isabel, filha da Imperatriz passou por lá, para conhecer a cidade de nome em homenagem a sua mãe.

Minha vó, trabalhou como telefonista da cidade, profissão inexistente nos dias de hoje, mas que tinha como uma das funções transferir ligações conectando conversas e notícias da origem ao destino final.

Meu vô, fez um pouco de tudo. Contam que pelo seu gosto de cozinhar, foi dono de restaurante, além disso, teve uma fecularia, criou porcos e trabalhou na roça.

Cristina é conhecida por seus cafés premiados e por produzir muitas luvas industriais. Os morros que circundam a cidade é uma grande amostra da beleza natural das terras mineiras.

--

--

Raphael Mota

Apenas alguém que come melão com molhos estranhos e gosta de escrever. Contato em: raphaeduardomota@gmail.com